domingo, 18 de março de 2012

33) Brisas do Lis receita Portuguesa (Leiria )

As brisas do Lis são bolos tradicionais de Leiria, sendo um ex libris gastronómico não só da cidade, mas de toda a região de Leiria. A origem destes deliciosos doces regionais é bastante antiga, começando por fazer parte da doçaria conventual, uma vez que foram as freiras do antigo convento de Santana, já demolido, que as criaram.
Ingredientes

Ingredientes

1 dl de água ( 100 ml )

100 grs de miolo de amêndoa

250 grs de açúcar em pó

3 claras

6 gemas

Modo de fazer

Escalde as amêndoas, pele-as e reduza-as a farinha.

Leve o açúcar ao lume (fogo) misturado com a água, deixando ferver brandamente (3 minutos exatos). Retire do lume, adicione a amêndoa picada e deixe arrefecer.

Junte as gemas e as claras, previamente mexidas, e envolva tudo até os ingredientes estarem bem ligados.

Unte formas pequenas com margarina e encha-as com o preparado anterior, mas não completamente (deverá deixar cerca de 1 cm entre o preparado e o bordo da forma para que quando se inicie a cozedura, a massa não transborde).

Deite água quente num tabuleiro e coloque nele as formas.

Leve a cozer em forno bastante quente até o preparado estar bem solidificado (20 a 25 minutos aprox.), o que se verifica fazendo pressão com os dedos. Retire do forno, deixe arrefecer, descole dos lados e desenforme.

Coloque as brisas dentro de forminhas de papel frisado e sirva. Bom Apetite!

Voce sabia que…

A receita das brisas do Lis, originalmente um doce conventual, foi passado por uma freira a uma senhora muito devota e assídua nas cerimónias realizadas no convento de Santana, que era proprietária do café Colonial. Este café ainda hoje existe, sendo o mais antigo e conhecido da cidade de Leiria. O segredo da confeção das brisas do Lis foi-se espalhando até aos dias de hoje por muitas pastelarias da cidade e, atualmente, são doces muito procurados tanto pelos leirienses como pelos turistas que visitam a cidade de Leiria.

Pesquisa retirada da internet

Elaine Bruno

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sou aquela que não sabe amar em silêncio... Cantarola... Declara-se... Derrete-se... Entrega-se... Promete-se... Compromete-se... Que sente em voz alta!
-Lígia Guerra -

obrigada por participar dos meus doces momentos...

volte sempre...

meu carinho...

Elaine Bruno.