quinta-feira, 15 de março de 2012

20) Frango Assado Recheado

Frango assado recheado com farofa já foi um campeão das mesas domingueiras, Após alguns minutos de forno o aroma do assado invade nossa memória e começa a nos trazer ricas lembranças que confortam a alma, geralmente cenas de reuniões de família.Quantas vezes eu presenciei o preparo desse frango feito pela minha mae, pela minha tia Eu era uma pré-adolescente que quando comecei a cozinhar de verdade ela não precisou de muito esforço.Hoje em dias as meninas pensam e desejam diferente, também há muitas outras facilidades, outras maneiras de aprender a cozinhar. Ali na esquina além de tentadoras iguarias também se compra um frango assado muito bom. São novos tempos cheios de novidades e facilidades, mas acredito que mesmo no meio das nossas novas aventuras gastronômicas nossas almas sempre buscarão algum aconchego do passado.
Hoje em dia e muito facil encontrar pronto um frango assado , mas nao podemos negar que por melhor que ele seja o de casa e melhor! Alem do prazer em faze-lo.

Ingredientes
1 frango médio/grande (aprox.2.300kg) -
Temperos

4 a 5 dentes de alho grandes
Pimenta do reino ou pimenta dedo de moça a gosto
Sal a gosto mas lembrese-se 25 gramas por kg quando for frango
2 colheres (sopa) de bom óleo vegetal ou azeite de oliva
1 colher (chá) de colorau
1 colher (chá) de louro em pó
1 colher de ervas finas
Verifique se o frango esta bem limpo por dentro , depois passe o tempero por dentro e por fora , por fora voce acrescenta ao tempero 1 colher de margarina . Reserve.
Recheio
100 gramas de carne moida
300 gramas de batatas cozidas e espremidas
50 gramas de azeitonas verde fatiada
50 gramas de azeitonas pretas inteiras
50 gramas de bacon
100 gramas de cebolas em rodelas
3 dentes de alho espremidos
um pouco de cheiro verde
1 pimenta vermelha picadinha
150 gramas de farinha de milho
100 ml de oleo misto ou azeite
sal a gosto (cuidado)
Modo de fazer
Numa panela coloque o oleo , bacon , alho e a pimenta deixe fritar , acrescente a carne e frite bem , em seguida a cebola , azeitonas e o sal , mexa bem , depois acrescente a batata e a farinha aos poucos para nao ficar muito seca.
Recheie o frango , use um barbante para amarra-lo , comece pelas asas passe o barbante pelas costas do frango na altura das asas e de a primeira amarrada isso vai fazer com que a s asas fiquem fechadas , em seguida desca com o barbante curzando no peito , indo para as costas novamente e passe nas coxas e finalmente nas pernas , amarre bem e leve para assar por pelo menos 1,30 minutos , virando a assadeira no forno se necessario para ele ficar com a cor uniforme. Bom Apetite !

Elaine Bruno




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sou aquela que não sabe amar em silêncio... Cantarola... Declara-se... Derrete-se... Entrega-se... Promete-se... Compromete-se... Que sente em voz alta!
-Lígia Guerra -

obrigada por participar dos meus doces momentos...

volte sempre...

meu carinho...

Elaine Bruno.