sábado, 24 de março de 2012

68) Chucrute ( Sauerkraut )

Chucrute é repolho fermentado naturalmente, com condimentos, muito saudável. Joelho de porco com Chucrute, Salsicha com Chucrute; Kassler (carré) com Chucrute. 
Estas combinações tão comuns e conhecidas da culinária tipicamente germânica, dissimulam a origem do Chucrute.

Sabe-se que os romanos tinham receitas à base de repolho crú e que o repolho fatiado e fermentado em vinagre de arroz era servido aos operários que trabalharam na construção da grande muralha da China.
Esta técnica alimentar chinesa teria chegado aos povos eslavos, na Europa Ocidental, através dos mongóis. E foi muito bem recebida, pois as vitaminas e bactérias lácteas contidas no chucrute se mostraram muito saudáveis e excelentes aliados do organismo para enfrentar o rigoroso inverno.
Vamos a receita um pouco demorada para fazer ,mas bem fácil
 Modo de fazer:
Receita para 6 kg de repolho

Picar o repolho em tiras finas, como para salada.
Colocar 2 a 3 colheres de sopa de sal em cima e ir amassando bastante até tirar toda a água (soro).
Reservar o soro.
Colocar o repolho enxuto (isto é, sem o soro) dentro de um recipiente de vidro ou esmalte. Este recipiente deve ter um tamanho adequado para permitir bem a fermentação.
Caso o repolho esteja insosso, coloque um pouco mais de sal.
Cobrir o repolho com o soro e cobrir tudo com folhas inteiras e colocar um peso em cima (por exemplo, um pires) para manter as folhas em baixo do soro, sem terem contato com o ar, senão apodrecem.
Deixar fermentando por 8 a 10 dias, e nesse meio tempo observar para que não fique sem líquido (tem que ficar sempre coberto e a fermentação vai fazer com que o líquido transborde, portanto é conveniente colocar a vasilha em cima de alguma proteção).
Rejeite o soro inicial; ferva 2 copos d'água com um pouco de sal (salmoura não muito forte) para completar o líquido, caso necessário.
Depois de 1 semana o chucrute costuma estar seco e pronto para uso.
Pode-se guardar até 15 dias na geladeira ou 3 meses no freezer.
6 kg de repolho dão aprox. 4,5 kg de chucrute.





 
Bom apetite

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sou aquela que não sabe amar em silêncio... Cantarola... Declara-se... Derrete-se... Entrega-se... Promete-se... Compromete-se... Que sente em voz alta!
-Lígia Guerra -

obrigada por participar dos meus doces momentos...

volte sempre...

meu carinho...

Elaine Bruno.