terça-feira, 31 de julho de 2012

127) Ovos Cozidos


Cozinhar ovos parece ser a coisa mais fácil do mundo, e é. 
Mas a dica de hoje com certeza vai fazer você ver a diferença quando testar. 
É muito comum as pessoas colocarem os ovos pra cozinhar e esquecerem da vida, já que não tem perigo de queimar, mas o resultado são ovos com a gema seca e esfarelada, além de escurecida em volta e nada apetitosa..
 Quando se aquece o ovo, as proteínas da clara, que antes estavam enroladas, perdem sua estrutura e se unem umas às outras é por isso que ele endurece. 
Acontece que, se ficar tempo demais no calor, a clara, além de dura, fica borrachenta, já a gema fica esverdeada, porque uma de suas proteínas, que contém enxofre, reage com outra, que contém ferro,aí, além de ficar escuro, o ovo fica com cheiro forte. Portanto o segredo do ovo cozido é o tempo.
 Coloque água numa panela,com os ovos e leve ao fogo, fique de olho e assim que a água ferver deixe por exatamente 3 minutos, desligue o fogo e mantenha os ovos nessa água por mais 10 minutos.
Depois retire da água quente e coloque para esfriar numa tigela com água fria. Resultado: clara bem macia e gema bem amarela e cremosa, nem seca nem mole.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sou aquela que não sabe amar em silêncio... Cantarola... Declara-se... Derrete-se... Entrega-se... Promete-se... Compromete-se... Que sente em voz alta!
-Lígia Guerra -

obrigada por participar dos meus doces momentos...

volte sempre...

meu carinho...

Elaine Bruno.