quarta-feira, 14 de março de 2012

Voce sabia ?


Manjericão, Tomate e Macarrão.

Três estrangeiros que fizeram fama na Itália.
Estrangeiros? Por quê? Não são italianos?
Nenhum dos três! Apesar de fazerem parte integrante da cozinha italiana e
ganharem o mundo.

Chegaram à Itália timidamente, sem muita credibilidade e talvez nem chamaram atenção logo no início, mas encontraram solo e clima favoráveis, e o mais interessante, encontraram nesse país a criatividade e o bom gosto pela culinária. Os italianos acabaram dando um tratamento especial a esses produtos, inventaram receitas espetaculares, fizeram combinações saborosíssimas e se tornaram o povo que além de maior consumidor, foi o que mais difundiu esses ingredientes pelo mundo.

O Manjericão (Ocimum Basilicum) é originário da Índia, quem diria heim! Eu estava certa que era uma planta tipicamente mediterrânea, mas não é. Na Índia era plantado nas portas das casas para espantar o mal olhado e em vasos para inibir a entrada de energia negativa.

Considerada planta sagrada, seu nome significa “Planta do rei”. Na antiguidade foi introduzida na Europa, onde era símbolo do amor na Itália e luto na Grécia.

Existem cercas de 60 variedades em diferentes nuances de sabor e aromas. Seu sabor aromático, suave e levemente picante é o complemento ideal para tudo que leva cebola, orégano, alho e azeite de oliva. Combina maravilhosamente com tomate.

Como o seu sabor, aroma e princípios ativos se perdem com o cozimento, é conveniente adicioná-lo ao prato, no final da preparação. È muito vulnerável ao calor e queima no forno.

O manjericão é conhecido por estimular o apetite e é a mais aromática das ervas usadas na culinária.
O tomate é originário do Peru e alguns historiadores afirmam que pode ser originário do sul do México. Era amplamente cultivado e consumido pelos povos pré-colombianos.

A maioria dos botânicos atribui a origem do cultivo e consumo (e mesmo a seleção genética) do tomate como alimento, à civilização Inca do antigo Peru, o que deduzem por ainda persistir naquela região, uma grande variedade de tomates selvagens e algumas espécies domesticadas (a de cor verde) apenas ali conhecidas. Não é considerado um legume e sim um fruto, é rico em licopeno e contém vitamina C. É fruto do Tomateiro (Solanum Lycopersicum; Solanaceae)

O tomate foi introduzido na Europa pelos espanhóis que o trouxeram do México em meados do século XVI. A princípio era considerado venenoso, por isso era cultivado apenas para fins ornamentais. Somente no século XIX é que o tomate passou a ser consumido e cultivado em escala cada vez maior. Na Itália adaptou-se perfeitamente, principalmente na região da Campânia, cuja capital é Napoli, por ter solo vulcânico, já que o tomateiro é desse tipo de solo. Depois ele passou a ser cultivado e consumido na França e Espanha.

E o macarrão? Ah, esse tem sua origem disputada por vários povos!
A história mais famosa é aquela que o macarrão chegou à Itália, através do mercador veneziano Marco Pólo que esteve viajando pela China durante 17 anos e teria conhecido uma massa feita com fios compridos parecidos com o atual espaguete. Encantado com o novo produto o levou para sua Terra. Alguns dizem que essa versão é lenda! Vai saber!!!

A invenção do macarrão também é disputada pelos Árabes, que teriam levado a massa para a Sicília no século IX quando conquistaram a ilha. Era uma massa seca que se conservava melhor nas longas travessias do deserto.

Também se atribui a invenção da massa aos romanos, pois foram achados indícios que eles misturavam água e algum cereal moído formando tiras largas de massa chamadas : Lagana. Aliás, minha mãe faz uma massa chamada Lagana e fagioli (feijões) e Lagana e Ceci (grão de bico) que são deliciosas, portanto, eu creio que essa história tem fundamento!

Na verdade, tão logo o homem se deu conta que moendo certos tipos de cereais e misturando-os com água obtinha uma massa que podia ser cozida ou assada, surgiu então o macarrão.

Apesar de todas essas histórias, foi a partir do século XIII que os italianos se tornaram os maiores difusores do macarrão no mundo, tanto é que inventaram mais de 500 variedades de tipos e formatos e incorporaram um ingrediente nobre a ele: a farinha de grano duro, que permite o cozimento correto, isto é, fica ao dente e não sai do ponto. Os italianos são também os maiores consumidores de massa do globo.

Não importa quem foi o primeiro ou se foram vários os povos que inventaram o macarrão, o mais interessante é que o macarrão é sem dúvida uma das melhores invenções culinárias de todos os tempos graças aos italianos e a todos aqueles que gostam de inventar e degustar!

Ao comprar macarrão procure adquirir apenas as marcas italianas porque são fabricadas com grano duro. Os nacionais são feitos com trigo normal, além de ficarem empapados tem o sabor prejudicado. O único macarrão produzido no Brasil que é feito de grano duro e que pode ser comparado à qualidade dos italianos é o da marca Renata grano duro. É muito bom além de ser mais barato.

Bem, vocês devem estar com água na boca, não é mesmo, então vamos ao que interessa, para aguçar ainda mais a vontade de comer! As receitas!!!


Sbrigatti IN Cucina

Um comentário:

  1. nossa...adorei saber sobre essas ervas...foi uma boa aula...adoro as duas...


    boa tarde pra vc minha querida do coração...


    Zil

    ResponderExcluir

Sou aquela que não sabe amar em silêncio... Cantarola... Declara-se... Derrete-se... Entrega-se... Promete-se... Compromete-se... Que sente em voz alta!
-Lígia Guerra -

obrigada por participar dos meus doces momentos...

volte sempre...

meu carinho...

Elaine Bruno.