domingo, 18 de março de 2012

34) Tordilho Italiano ( doce italiano para o natal)

Desde pequena esperava chegar o Natal para comer o Tordilho que minha tia Ines fazia. Meu avo era da Calabria e minha avo ensinou a filha . Para nossa familia era tradição comer o tordilho no Natal,(assim como a rabanada que minha mae fazia) Ele pode ser servido no café da manhã no dia de Natal ou qualquer dia , mas na minha familia era sempre na semana de Natal que ela fazia, e ai se nao fizesse todos cobravam, hoje nao a temos mais e essa tradicao foi quebrada. Mas vale a pena voce fazer e muito gostoso , voce pode faze-los redondo ou compridinhos como nhoque , era assim que ela fazia.
Ingredientes

500 gramas de farinha de trigo
2 copos americanos de vinho tinto
3 ovos
1 colher (sopa) de po royal
1 pouco de erva doce
1 pitada de sal
2 colheres (sopa ) de oleo.
Nao esqueci do acucar na massa , mas nao vai
Modo de fazer
Escalde a farinha com o vinho tinto, depois misture , o mel e o óleo e va adicionando a farinha até dar ponto de enrolar( a massa fica leve mas não gruda na mão..) Faça um rolo de 2 cm de diametro e va cortando em pedaços de 2 cm, passe no garfo para dar um formato bonito. Frite em óleo(não mto quente) até ficar dourado; Escorra e coloque em folha de papel toalha. Coloque em uma vasilha e despeje o mel para embeber bem. Ele fica melhor no dia seguinte pois o mel penetra mais. Bom Apetite!

Elaine Bruno ( receita da Tia Ines)

2 comentários:

  1. Eu tenho uma receita de tordilo, muito diferente dessa. Meus avós eram da calabria e ainda faço no NATAL.

    ResponderExcluir
  2. NA RECEITA NÃO ESTA A QUANTIDADE DE MEL!

    ResponderExcluir

Sou aquela que não sabe amar em silêncio... Cantarola... Declara-se... Derrete-se... Entrega-se... Promete-se... Compromete-se... Que sente em voz alta!
-Lígia Guerra -

obrigada por participar dos meus doces momentos...

volte sempre...

meu carinho...

Elaine Bruno.